terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais uma para a minha coleção!

A sessão começou às 18:09h. O presidente da Câmara Cebolinha (PMDB) chegou atrasado! 
Detesto atraso, detesto chegar atrasada, detesto esperar os atrasados!
E começamos com a leitura do trecho bíblico. Eu não sei essa história de Estado Laico... 
Começar uma sessão de Câmara com a leitura do Livro dos Provérbios, que diz: "Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito." me fez lembrar de que teve gente que confiou nossos negócios (leia-se cidade) ao Rei. Resultado: ficamos sem 53 milhões de reais nos cofres públicos! O plano não teve bom êxito, pelo menos, não para os munícipes, que continuam reclamando da falta de médicos, do trânsito, da falta de vagas em creches, e por aí seguimos o velório... e o leite derramado!

Vou destacar uma indicação do vereador Gervásio (PP): criação de um abrigo para atender mulheres vítimas de violência doméstica. A lei Maria da Penha prevê isso. Nossa cidade, até onde sei, tem convênio com uma Casa Abrigo em Sorocaba. Mas já passou da hora de termos um espaço assim. É triste concordar com isso, mas é uma realidade. Quando é que vamos começar (sim, começar, porque até agora pais fingem que educam e filhos fingem que são educados!) a educar os meninos a respeitar suas mães, suas irmãs, suas vizinhas, suas colegas de classe, para que não tratem suas esposas como coisas, como propriedade?
Estou farta de ver notícias de estupros, de abuso sexual contra menores, estou farta de ouvir que "a mulher deve ter tido culpa, porque usava roupa inadequada!" 
INADEQUADA é uma sociedade machista, preconceituosa, que produz vulgaridade o tempo todo! RESPEITO é bom e TODO MUNDO gosta!

Não foi uma sessão divertida. Estávamos na leitura das moções e pensei: como eles perdem tempo com FUTILIDADES PÚBLICAS!! É. Vão ao microfone para defender suas indicações e suas moções interesseiras e de cunho eleitoreiro, mas não o fazem com a mesma ênfase quando se trata de discutir os projetos de lei. Alguns, não falam nada quando estamos na discussão dos projetos.

Fatos para risos: 
  • o vereador Hélio Ribeiro (PSB), que é o 1º secretário e lê todos os enunciados das indicações, moções e projetos, se engasgou quando teve que ler 75ª (septuagésima quinta) prova ciclística de Indaiatuba!!! Ele não sabia como lia. O líder da oposição, vereador Linho (PT) o socorreu, falando como deveria ser a leitura... Afff.
  • Moção de congratulação ao Departamento de Beisebol da ACENBI pela convocação de 3 atletas, que irão compor a Seleção Brasileira de Beisebol (preciso dizer de quem foi a Moção???). Mas eu pensei que era para a Seleção Adulta. Qual não foi minha surpresa quando li: categoria Pré Infantil. Meo, entendo que se deva valorizar as categorias de base, defendo isso. Mas precisa gastar dinheiro público com uma moção dessas? Sim, gastar dinheiro nosso, porque o papel que será impresso a moção é pago com os nossos impostos, a impressão do papel é paga com nossos impostos... Eu mereço.
Um dos projetos de lei a serem aprovados em regime de urgência era para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, num valor de mais de 600 mil reais para a Secretaria de Saúde. Porém, o projeto foi enviado como sendo para a Secretaria de Obras (erros são erros, né?) Mas a Câmara quase abriu precedente. O presidente da Câmara, Cebolinha, leu emenda enviada para o plenário falando que o Secretário da Fazenda foi quem pediu para fazer a alteração da Secretaria de Obras para a de Saúde. Opa! Essa secretaria de Fazenda está com tudo! Poderosa!
O vereador Linho (PT) questionou se este secretário poderia fazer tal alteração num projeto do Executivo, o que foi dito pela assessoria jurídica da Câmara, ali presente, que sim. Cebolinha pôs em votação, o que foi aprovado, com o voto contrário do vereador Linho, que justificou dizendo que o projeto poderia ter sido corrigido com o simples envio (por parte do Executivo) de um Projeto Substitutivo. Nesse momento, Cebolinha concordou com Linho e pediu vistas para que até a próxima sessão. 
Ah, se não fosse essa tal Oposição!!!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário