quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tem hora que dá uma vontade de dizer: "Para esse trem que eu quero descer!"

        Ao chegar à sessão de segunda-feira (06/05), fui surpreendida com uma carta endereçada aos vereadores por parte da CONI (Comunidade Negra de Indaiatuba) falando a respeito do 20 de novembro em Indaiatuba. A minha surpresa não foi ler o texto, mas perceber o quanto estamos longe de se ter independência entre associações (sejam de moradores, de etnias...) e o poder público. Tudo o que estava escrito ali eu já tinha ouvido de pessoas ligadas à atual administração... Tive uma profunda tristeza ao ver tamanha submissão! Ah, o conteúdo da carta? A CONI é contra termos um dia de luta pela Consciência Negra, o que estão chamando vulgarmente de feriado de 20 de Novembro. Eles preferem que seja apenas ponto facultativo. Ora, sabemos que ponto facultativo é só para funcionalismo público! Se eu quiser participar de qualquer ato em homenagem a Zumbi dos Palmares, vou precisar mudar minhas aulas... Se eu quiser participar de qualquer celebração que condene a brutalidade com que foram arrancados meus irmãos e minhas irmãs negras da África para serem escravos neste meu país, terei que me reorganizar no meu trabalho! Se eu quiser gritar que se faz necessário LIBERTAR homens e mulheres, associações, e poder Legislativo indaiatubano de TODOS os grilhões que os aprisiona, eu preciso ficar em casa, escrevendo no meu blog ou nas redes sociais, porque o LUCRO das empresas e do comércio é mais importante que a vida das PESSOAS! Pense nisso!!
        E como foi a sessão? Divertida.
      Temos um novo (?) vereador: Helton Ribeiro (PP) assumiu no lugar do Adalto (PMDB) que foi para algum cargo na Prefeitura... 
     Interessante. A nossa Câmara está cheia de vereadores cassados pela Justiça Eleitoral, mas com mandato intocável! Dá uma dor no peito... Para que lutamos tanto contra a corrupção se ela nos envolve e nos dá tapas na cara todo dia??...
       E veja. Qual é a primeira indicação lida? Criar o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial. É ou não é um desaforo à minha pessoa? Votar favorável a um dia de luta da Consciência Negra não quer, mas indicar (porque só o Executivo pode criar conselhos...) a criação de conselho quer! Quanta incoerência!!!!!
        Eu não sei se entendi direito, mas a indicação do Baroni (PMDB) pede que se desenvolva estudos junto à concessionária Rodovia das Colinas visando a possibilidade de colocar grades ou telas protetoras no pontilhão de acesso ao Aeroporto de Viracopos na Rodovia Ermínio de Oliveira Penteado. Escuta. Lá já é Campinas. Não dá para legislar em outra cidade!!!! Ou ele está pensando em ser Deputado Estadual ou não sabe a divisa de Indaiatuba e Campinas!!!
       Ah, essa é demais. Do mesmo autor acima, indicação da criação de um banco de dados para consulta dos cadastros para vagas de creche, disponibilizado na internet através do site da Prefeitura. Bem, vejamos. A mãe vai ficar se torturando via internet para saber: "Nossa! Tem 5 mil, quatrocentos e noventa e quatro crianças na frente do meu filho. Acho que quando meu filho estiver na faculdade, ele consegue a vaga de creche!!!  Que tal uma Política Pública eficiente para zerar a fila e a agonia da espera?... A fila é ENORME em Indaiatuba.
           No meio da sessão me veio aquela música: "Todo mundo tá feliz (tá feliz), todo mundo quer dançar (quer dançar), todo mundo pede bis, todo mundo pede bis, quando para de tocar..." Vereadores foram justificar indicações e felicitaram o vereador Helton, dizendo: "estou muito feliz com a sua chegada e blábláblá..." 
           E para terminar, uma Moção de Congratulação feita pelo vereador Gervásio (PP) ao presidente da Liga Regional Desportiva Indaiatubana pela entrega de bolas de futebol aos times participantes do campeonato da 1ª e 2ª divisão. É ou não é de grande relevância para a cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário