terça-feira, 29 de setembro de 2009

Promessa é dívida!

Como prometi...
Estive ontem (28/09) participando da 26ª Sessão Ordinária, na Câmara de Indaiatuba-SP.
Pontualmente, às 19h, o Presidente deu início à Sessão. Coisa boa a pontualidade. Deveríamos todos ser mais pontuais... ficamos sempre no Horário de Brasileiro: marcamos às 19h pra começar às 19:30h!!!! Detesto isso.
Voltando... Quatro dos nossos ilustres eleitos chegaram alguns minutos atrasados...
Aí começou a leitura das indicações: o Poder Executivo não precisa cumprir. Como o próprio nome diz, são indicações de melhorias, que os vereadores pedem... Podem ou não serem atendidas pela Prefeitura.
O que é engraçado é que nessas indicações tem de tudo. Uma delas sugeria construir calçadas no condomínio tal. Escuta. Não é obrigação do condomínio?
Vieram as Moções. Algumas são de congratulações, de pesar... podem ser de repúdio também.
Foi divertido: moção de congratulação pela conquista do 2º lugar no Campeonato Regional de Futebol de Campo 2ª Divisão do time tal... Tudo bem a conquista da Equipe. Parabéns.
Só acho que vereador tem MUITO mais o que pensar...
Entramos na Ordem do dia. Projetos de Lei de autoria dos vereadores e do Executivo Municipal. Alguns foram aprovados rapidinho... sem muita discussão, mesmo porque tem uns 5, dos 12 vereadores que usam os microfones para defender ou não os projetos... Os outros parecem já ter discutido o suficiente com as paredes!!!! É, porque nem se importam com o que está acontecendo... (estávamos em plena votação em 2/3 - que é nominal- e o pessoal conversando sobre sei lá o que!)
Esqueci de falar sobre os cidadãos presentes.
Ontem não tinha tanta gente, mas os que estavam fizeram um barulho bom.
Trouxeram faixas com os seguintes dizeres: "Meu voto merece respeito. Posse já aos vereadores eleitos em 5 de Outubro e confirmado pela Recomposição das Câmaras: emenda 58 da Constituição."
Já ouviu falar da PEC que "aumentou" o número de vereadores em todo o Brasil?
Alguns dizem que não se pode mudar as regras durante o jogo, mas foi exatamente isso que aconteceu em 2004: o TSE diminuiu o número de cadeiras nas Câmaras Municipais (mas não a verba), meses antes da eleição. Dizem que só se pode aplicar resolução datada de um ano antes, mas não foi o que aconteceu!
Então a representatividade diminuiu. Uma cidade que vai atingir em breve a marca de 200 mil habitantes, tem o mesmo número de vereadores de uma cidade de 30 mil. É ruim, hein?
É uma boa discussão... só é preciso ouvir todos os lados.
A mídia gosta de fazer auê, mas muitas vezes não fala tudo: O percentual de repasse de verba para as Câmaras vai diminuir. Você ouviu algum meio de comunicação falar isso? Então, os gastos não vão aumentar com a recomposição das Câmaras.
Finalizando...
Durante a Palavra Livre, os poucos vereadores (4) que falaram, alguns defenderam a recomposição; outro disse: "Boa noite a todos... público(?) presente..." Peraí! Não fui lá pra ver nenhum teatro. A sessão não é espetáculo!!!! (ou é??)
E o grande final: denúncia de funcionária fantasma na Câmara!
Vamos ver o desenrolar disso.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. O texto tem até música. rs.rs

    Janio Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. É O fantasma da òpera. Vem da Sala de som. rs. rs

    ResponderExcluir