Pela ordem cronológica dos fatos, agora é a vez de falar da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres da qual participei nos dias 08, 09 e 10 de Outubro, no Centro de Convenções em São Paulo. Estranho marcar conferência para começar no sábado à noite e terminar na 2ª feira à noite, mas tudo bem! Coisas do governo do Estado de São Paulo. Segundo o que ouvi, a data coincidia com outros eventos no local e só podia ser nestes dias. Ok. Ok. Não deve existir mesmo no estado inteiro outro Centro que abrigue 1.100 mulheres!!!!
É isso mesmo. Estávamos reunidas em 1.100 mulheres do Estado de São Paulo. Diversas idades, religiões, classe social, opção sexual, sindicatos, partidos políticos, cores, tamanhos, e ideias!!!
Vou contar algumas impressões que tive neste evento. Foi o primeiro que participei, mas não esperava que fosse passividade o tempo todo, afinal estávamos lá não para fazer turismo e se hospedar gratuitamente em bons hotéis. Nossa presença lá significava decisões e votações daquilo que queremos para as mulheres do Estado. E que se cumpram leis já existentes. É triste escrever isso, mas no Brasil o que não faltam são leis que não estão sendo cumpridas e/ou aplicadas!!!
Primeira impressão: atrasos nos horários todos. Tudo bem. Atrasar 20 a 30 minutos num evento deste porte é bastante tolerável. Atrasar 1h e meia não é nada tolerável, ainda mais se pessoas que saíram bem cedo de suas cidades e não tinham almoçado (o coquetel seria servido às 22h no primeiro dia) estavam presentes.
Segunda impressão: quem conduziu a Mesa de Trabalho não tinha conhecimento de como se dá uma Conferência. Não precisa aprovar o regimento interno. O que? Que rebu aconteceu!!!! Mas quanto despreparo em colocar as propostas (destaques) em votação; em abrir para um monte de mulheres falar e foi longe...
Fato hilário: quando se encerrou a primeira noite, fomos ao tal coquetel. A fome era tanta que as mulheres corriam atrás dos garçons querendo pegar tudo o que eles serviam!!! Aprendi com minha mãe, que aprendeu com a minha avó: não deixe de levar algo para comer. E lá estava eu com bolachinhas na bolsa. E eu reparti com minhas colegas delegadas...
Terceira impressão: eu tenho convicção do que acredito e preciso expressar isso. Porém, não posso passar por cima de ninguém. Foi um exercício e tanto. Qualquer palavra poderia se transformar em furacão! A tempestade já tinha passado fazia tempo...
Quarta impressão: O diálogo é o melhor meio de se chegar ao sucesso. Sucesso de uma reunião, de uma conferência, sucesso no trabalho, em tudo. Imposição não está com nada. E na conferência não estava mesmo!!!!
Quinta impressão: debater é preciso. Ter bom senso também. Muitas vezes é bom calar e ouvir mais!
Sexta impressão: respeite o seu próximo. Se você não o conhece, guarde suas frases irônicas ou preconceituosas. Talvez quem esteja do seu lado não concorde em nada com você e você pode ofender e magoar de verdade alguém. Ouvi pessoas falando da raça de outras em tom nada agradável!
Sétima impressão: não venda o peixe que você não conhece. Sua propaganda vai ficar bastante falha. Teve delegada que falou contrário à proposta que seria votada e depois, votou a favor!! EU RI MUITO!
Foi um teste de limites. Gente falando asneira, gente brigando de tapa, gente se achando melhor do que outros... Quero ir para casa!
O bom de tudo isso foi ouvir as deputadas Lecy Brandão, Ana Perugini, Luiza Erundina, Janete Pietá, a Ministra Iriny Lopes... bom foi trocar ideias com a minha companheira de quarto Darcy (da Comunidade Negra de Indaiatuba)... bom foi ser bem alimentada no café da manhã, no almoço e no jantar... bom foi contribuir para os debates... bom foi vencer e ser vencida no voto, democraticamente, sem traumas... bom foi VOLTAR PARA CASA e encontrar uma carta lindinha do meu esposo, dizendo que estava com saudades!!!
Agora, estou preocupada com a efetivação das propostas aprovadas, dentre elas a Criação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres.
Também me preocupa a efetivação do Conselho Municipal do Direito das Mulheres em Indaiatuba. Parece que será votado em 2ª votação na Câmara Municipal nesta próxima semana, dia 07 de novembro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvNnN1CVZENGWcf-TxDCMiUM4ReNMiHWsQTBm6UhvlmhYhVu17je2inDqCBD6jSxhJwoG6Mbt-O07fEsMZS7NmLJOxQp7KkX9Ycf8sz2zGIuL4z1ZttXTLNpwATwSHyDrvwKWSO_GdQGa6/s200/Conferencia+Estadual+02.JPG) |
Dep Estadual Ana Perugini(PT) e eu |
Cada vez mais entendo que é preciso equilíbrio entre homens e mulheres e que a participação das Mulheres aconteça em TODOS os campos!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzJHf_YSSakIOeQSyxGXEWwsRtfwloQpkhDDI_kQLmxbM8uuITd1rS_er-RFbxCW5uJPWUrqNUY5JbsWfVRVwGdiyXyXnO1pdEnFx8UHjdwnRjr8qLiwTFq0_LcLu8d3hlT6mA4NF6I4xF/s200/Conferencia+Estadual+10.JPG) |
Delegadas de Indaiatuba na Conferência |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0fUSHfYP4pIQZM0ZAeTgJ2le9-14vo_SV-bolFtRS-j50K4XfVMub1qhtlq0Z02OTX8FVrlFqmnTKNhNZLhpXw6FDlCT8SSNqP3QfncnZ5LroCM52yY6CNuSi0DekgfGrkq3HxZMSekpf/s200/Conferencia+Estadual+16.JPG) |
Com a Dep Federal PT-SP Janete Pietá |