quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Façamos algo. É urgente!

Nesta semana, com o feriado da Padroeira do Brasil, a Sessão de Câmara aconteceu ontem (terça-feira) e não na segunda. Por isso, só hoje estou postando.
Quando a 28ª Sessão começou, faltavam 3 vereadores. Inclusive, quando estava indo à Câmara, reconheci o carro de um deles (impossível não reconhecer: está com adesivos ainda). Parecia um pouco apressado. Pudera. Olhei para o relógio e faltavam 5 minutos para o início da sessão. Fiquei me perguntando se hoje não teríamos nada de última hora para eles (os nobres edis) discutirem segundos antes da sessão começar...
Durante a leitura do Expediente, tive a impressão de que o Secretário da Mesa, que é vereador, estava com bastante pressa, já que nas Indicações, nem falava direito o nome dos vereadores, usava só o sobrenome ou como são mais conhecidos.
Uma das Indicações era para intensificar a ronda escolar feita pela Guarda Municipal. Tá.
E como disse um amigo meu: Que tal primeiro aumentar o número de viaturas da Guarda Municipal??
Outra Indicação pedia para isentar os aposentados e pensionistas da taxa de protocolo da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Antes, eu gostaria de saber por que precisamos pagá-la?!...
Alguém pode me ajudar nessa??? Você deseja um atestado de conclusão de obras... paga 8 reais! Você quer uma cópia de documentos/processo... paga 8 reais! Você quer a retirada ou poda de árvore... paga 8 reais!!! Você quer pedir isenção de tributos... paga 8 reais!!! Não é cômico? Você quer isenção e paga mais um!!!!
Requerimentos vieram em seguida. Faz mais ou menos 50 dias que participo das Sessões e pelo que vi, somente um vereador requer informações. Desta vez, um requerimento pedia informações sobre funcionários do SAAE, e outro cópia integral dos documentos referentes ao projeto "Pontos de Cultura". Os Requerimentos são de grande valia para basear informações ou denúncias recebidas. Ainda bem que foram aprovados.
E chegamos nas Moções de Congratulações. Todas de um mesmo Vereador... só pra variar!!!!Atleta, diretora de faculdade, comércio e clube da cidade foram os agraciados da semana!
Já está nas Comissões da Casa, um projeto de lei que dá nome a uma rua.
E o que isso tem de mais? Bem, o nome sugerido é Movimento Jovem. O movimento existe e tem como secretário um dos nossos vereadores. E mais: o chefe de Gabinete do mesmo vereador é o Presidente do movimento. Bonito, hein?!!
Não tenho visto muito "movimento" ultimamente...
Passamos à Ordem do Dia.
Tudo muito tranquilo. Tivemos 4 emendas ao Plano Plurianual (período 2010-2013), onde 3 tratavam de mais verba para o Canil do Centro de Zoonoses; outra amplia em 500km a varrição das ruas; e outra amplia para 2000 toneladas a coleta seletiva de lixo. A 4ª emenda tratava de onde sairiam os recursos para as emendas anteriores: da verba para Publicidade, cerca de 9 milhões de reais. (Tudo isso para a publicidade do que? Melhor dizendo, de quem?!?!?)
Destaque: segundo os próprios vereadores, depois da Lei de Responsabilidade Fiscal, houve mudança no Plano Plurianual, na forma como se faz emenda para o mesmo. Disseram que ninguém sabia fazer, nem vereadores, nem o Jurídico da Câmara... Precisaram aprender. Quer dizer, um vereador se deu ao trabalho de pesquisar e aprender... os outros, ficaram olhando... sabe aqueles trabalhos escolares, onde um só do grupo faz e os outros querem a nota? Igualzinho!!!
Terminada a votação de todos os 7 projetos, um dos vereadores soltou essa: "Depois da tempestade, vem a bonança." Provavelmente, lembrou da última sessão. Um tumulto só!
A sessão foi rápida: 40 minutos foram suficientes para votar o que precisavam.
Na Palavra Livre, quatro vereadores falaram. Um foi embora. Dos que ficaram, uns bocejaram bastante, outro estava atento...
Como o próprio nome diz, na Palavra Livre, os vereadores falam de vários assuntos e o que mais foi citado foi o fim da chamada "ajuda de custo" aos funcionários públicos, numa ação movida pelo Ministério Público. Um dos vereadores falou que em alguns casos, a redução do salário vai chegar a 25%. Já imaginou você saber que no mês que vem o seu salário será 25% menor? Mas não AQUELE salário, como o dos nossos secretários municipais (R$ 9.800,00), aquele singelo salário...
Pior é que se a Prefeitura, através da Secretaria de Negócios Jurídicos, já tinha conhecimento dessa redução, neste ou no último mandato, ninguém falou nada!!
O líder do governo precisava rebater: "Todos estão preocupados com a questão". Então tá. Façamos algo. É urgente!!!
Encerro com a fala do senhor Presidente da Câmara: "É preciso agir para rever a perca (?) salarial!" Não seria perda salarial?? Ah! Nossa língua portuguesa ferida...
Dizer o que mais, nesta véspera do Dia dos Professores!!!

Um comentário:

  1. Muito bom DAniiiiiiiii]

    A pergunta que não quer calar!!! VC da muita risada?

    Abrasss

    Lucas!

    ResponderExcluir