terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tudo resolvido!

Ontem cheguei cedo à Câmara. A visão foi graciosa: só os copinhos de água com o emblema do SAAE em cima das mesas dos nossos nobres vereadores...
Pontualmente às 19:03h, o Presidente deu início à Sessão. Dois vereadores chegaram atrasados, não muito, mas estavam atrasados!
O Secretário da Mesa estava com dor de garganta! O dó... O 2º secretário foi quem assumiu!
Terminada a leitura das Indicações (a grande maioria pedia melhorias no trânsito), já tive a impressão que a Sessão estava no final. Uns 5 vereadores foram à Tribuna falar, justificar, explicar o motivo de suas indicações... Nossa! Até quem não fala nada, foi justificar suas indicações: ele leu numa coluna de um jornal da cidade a reclamação de um cidadão e decidiu fazer a indicação!!!! É... Jornal também faz assessoria!!!
Outra indicação dizia: instalar banheiros e bebedouros em toda extensão do Parque Ecológico, entre os bairros Jardim Morada do Sol e Jardim Tancredo Neves. Ora, se é em toda extensão, não precisava indicar entre os bairros... fiquei confusa!! Ah... aquela aula de redação na escola!!!
Numa outra Indicação, o vereador trocou o bairro: pedia a construção de lombada na rua Itaim. Estava escrito que a rua fica no Lauro Bueno, mas a referida rua fica no Jardim Paulista II. Vixe!
Bem, passamos às Moções.
É lindo ver nossos nobres fazendo Moções de Congratulações para eles mesmos!! Explico: um dos vereadores, dentista, fez duas Moções de Congratulações para a Associação Paulista de Cirurgiões Dentista da Região de Indaiatuba, uma pelo dia do Dentista e outra pela campanha de Prevenção e Saúde Bucal... ai, ai...
Mas teve uma Moção diferente. A de Protesto. Sobre a proibição da entrada dos ônibus metropolitanos procedentes de Indaiatuba na nova rodoviária de Campinas. A Moção (aprovada) será encaminhada ao Governador do Estado e ao Prefeito de Campinas. Nas falas dos vereadores, ouvimos que talvez não seja proibição por parte da Prefeitura ou do Governo do Estado, mas é a empresa que não quer pagar a taxa de embarque e desembarque. Um vereador se propôs a encaminhar ofício à empresa para que seja esclarecido.
Passando para a Ordem do Dia, que foi tão rápida... que parecia que o Secretário e o Presidente da Mesa estavam rezando o "Terço": Secretário (lendo projeto) - "... e dá outras providências. 2ª votação simples"; Presidente - "os vereadores que forem favoráveis permaneçam como estão, os contrários se levantem... aprovado!", ficou tão repetido que parecia reza!
Impressionante mesmo é saber como os projetos são colocados para votação e aprovação: primeiro o vereador protocola o projeto, que passa pela análise do Jurídico da Câmara. Depois, entra no Expediente da Sessão, vai às Comissões e depois volta para ser votado. Projetos que realmente são interessantes demoram para sair do Jurídico... Enquanto o de nomes de ruas (muitos, muitos...), passam rapidinho. Aí vão me dizer que o projeto não é complexo, não precisa de tanta avaliação. Digo outra coisa: é engavetamento mesmo! Porque não há interesse do Poder Executivo e/ou Legislativo nestes de maior relevância. Estou falando do projeto sobre Transparência dos Órgãos Públicos Municipais!
Cômico mesmo foi ouvir o líder do Governo chamar o líder da Oposição de " meu querido vereador". Mais ainda, foi ouvir o líder do Governo falar para o da Oposição que "o uso do cachimbo deixa a boca torta" e ter a resposta: "Por isso que eu não fumo!" E aí ouvimos gargalhadas dos cidadãos presentes!!
Em 1 hora e catorze minutos tudo estava resolvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário