terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deu sono!

Ontem, conheci o Valdir da ONG Gabriel. Chegamos juntos à Sessão e conversamos sobre a nossa presença ali: cidadãos observando o que nossa Câmara está fazendo... ou não!
Toda Sessão começa com a leitura de um trecho bíblico e o de ontem foi: "Guarda a minha alma e livra-me: não me deixes confundido, porquanto confio em Ti." (Salmo 20, versículo 25).
Vou te dizer que é preciso rezar mesmo, ler a Bíblia (seja qual for a denominação religiosa que você siga), porque é para ter paciência!!!
15 Indicações: trânsito; implantação de ponto de ônibus e de equipamentos e brinquedos adaptados para crianças cadeirantes; iluminação pública...
Algumas me chamaram a atenção: "... soluções no trânsito da Avenida Presidente Vargas - Vila Homero." Não é muito vago? É só pra constar que fez algo?? Outra: "... realizar exposição com materiais da ex-radialista Aydil Bonachella..." Que redação mais esquisita!!... Materiais?... Por acaso ela é ex-radialista só porque faleceu?
Essa é melhor: cumprir a Lei nº 4.967/06, que trata do Sistema de Inspeção Municipal. A coisa tá tão ruim, que o vereador tem que fazer uma Indicação para que a Lei do ano 2006 seja cumprida nesta cidade!!!... Mas gostei da iniciativa!
Requerimentos: Olha! Foi outro vereador que fez!! Não pedia informação. Pedia prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Representação de Segurança Pública, por mais 60 dias!
Assim como nas esferas Federal e Estadual, no município também existem as comissões, que são as Permanentes (Justiça e Redação; Educação, Saúde e Assistência Social; e Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos) e as Temporárias (Comissão de Representação; Comissão Processante; Comissão Parlamentar de Inquérito.)
Moções: E tem vereador que faz uma Moção de congratulação para a Secretaria Municipal de Cultura pela realização de evento!!!! Quanta paciência tenho que ter com isso... Peraí! Não é obrigação de uma secretaria realizar eventos, propor atividades????? É para isso que ela existe!!!! To cansada de tanta bajulação!!!!!!
Ordem do Dia: 6 projetos a serem aprovados - 2 deles, nomes de rua; 1 sobre concessão de Título de Cidadão Indaiatubano; 1 sobre declaração de utilidade pública do Instituto de Reabilitação e Prevenção em Saúde Indaiá (conhecido como Telhadão); 1 sobre instituição do Dia da Assistente Social; 1 sobre o Plano Plurianual de Investimento.
Este último, trata-se de verba para a construção da chamada "Superdelegacia". Valor: 1 milhão de reais (10% da prefeitura e 90% do governo estadual). É de autoria do Executivo Municipal e provocou falas de 2 vereadores, questionando: "Não queremos instalação de celas nem para mulheres, nem homens, nem menores infratores. Teremos uma delegacia modelo?" O outro: "Só o prédio bonito não vai adiantar nada, se não tivermos gente pra trabalhar, delegados... aumento de contingente da polícia." Concordo com as falas e com a reflexão feita pelos dois. Detalhe: o líder do Governo não se deu ao trabalho de defender o projeto!... Quando não se tem o que dizer, é melhor ficar quieto e concordar com o que os outros dizem!!!
Ah! Todos foram aprovados.
Palavra Livre: Vereador defendendo moção que ainda não entrou no expediente; vereador cobrando secretário que não cumpriu com a palavra (disse que as obras para finalizar asfalto no Jardim Morumbi seriam concluídas... já faz um mês e nada!); vereador falando que a prefeitura vai reformar 14 escolas e creches, mas foi confuso ao dizer se são 14 escolas e 14 creches ou 14 escolas com creches... Vixe! O mesmo vereador disse que Indaiatuba é a 57ª cidade exportadora do Brasil! (informação interessante)...
Tudo estava tão monótono que deu um sooono... até bocejei!!
Frases durante a Sessão: "Fiz o parto do filho dele!!" - vereador Túlio Couto
"Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa de construir a Superdelegacia" - vereador Chiaparine; "Parabenizo o atendimento do Hospital pela atenção dada ao meu pai" - vereador Fábio Conte; "Vender, receber e não entregar o produto é crime!" e "Entidades que recebem dinheiro público deveriam todas prestar contas!"- vereador Linho.
Só um comentário: foi dito sobre o bom atendimento no hospital e o vereador falou que não era porque ele é vereador. Tudo bem. Mas precisa elogiar o bom atendimento? Não é para ser sempre assim: TODOS SEREM BEM ATENDIDOS PELOS QUE TRABALHAM COM A SAÚDE, seja pública ou particular?????
Notícias: na última 5ª feira (dia 22/10) teve Sessão extra. Às 10:30h. Horário bom, né? Foi aprovado em regime de urgência, projeto que tratava da ajuda de custo aos funcionários públicos. Embutido neste projeto, vieram também novas regras para tirar licença prêmio... Com a palavra, os funcionários!!
Outra: a tal funcionária "fantasma" da Câmara pediu exoneração do cargo. Pressão? Não.
Não aguentou trabalhar uma semana inteira!!
Cidadãos e Cidadãs presentes: ontem, parecia um mercado de peixe!!

Um comentário:

  1. Sou funcionária pública e realmente a atual a dministração está mostrando total indiferença com os nossos direitos. Não temos quem nos represente. Agora, um sindicato surgirá porque se faz necessário.
    Ótimo texto. Aqui em casa lemos e aprovamos tudo o que você escreveu
    Abraços

    ResponderExcluir