terça-feira, 10 de novembro de 2009

Aula de Direito Civil!

Estava chegando à Câmara e pensando: "Tenho a impressão que os cidadãos que comparecem à Sessão são sempre os mesmos... Que triste!", mas qual não foi minha surpresa ao conhecer o Gustavo, estudante de Direito, que estava pela primeira vez participando de uma Sessão. Aliás, no decorrer da sessão, notei novos rostos também. Tinha mais gente do que em outras sessões!
Bem, a sessão começou com 7 minutos de atraso e mais atrasados ainda, 4 vereadores. Um chegou 8 minutos depois que a Sessão tinha começado... Nada como a pontualidade britânica!!!!
Uma das INDICAÇÕES pedia a instalação de caixa eletrônico 24 horas do Banco Caixa Econômica Federal na Câmara Municipal - útil, muito útil! Para quem tem conta na Caixa!!! Outra pedia aumento do horário de visitas no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (atendimento pelo SUS), bem como rever o direito a acompanhante de pacientes internados. Essa sim é uma boa indicação. É vergonhoso o horário de visita para quem usa o SUS... (Meu pai esteve internado por conta de uma cirurgia e sei o que acontece!). Para quem paga o "plano de saúde" do HAOC o horário de visita é maior!
Incrível é o vereador ter que fazer uma indicação cobrando a aplicação de Leis já aprovadas: desta vez foi a da licença maternidade (de 4 para 6 meses), conforme Lei nº 11.770.
Comparem: outra INDICAÇÃO pedia o plantio de mudas de árvores em toda extensão da Rota dos Cavaleiros... Alguém pode localizar que estrada ou trajeto é esse? (como não tenho cavalo, não sei o que é!!!)
Agora veja que bonita MOÇÃO (leia-se "financie minha campanha eleitoral"): congratulações ao Grupo AWR pelos 19 anos de existência!...
E outras: congratulações à ACENBI pela realização da XV festa do Chopp Bom Odori; congratulações à Associação Comunitária do Helvétia pelos 10 anos de atividade...
Só quero ver mais ação e menos bajulação!!!!!!
A ORDEM DO DIA, no mínimo, estava mínima!
Três projetos. Um que dispõe sobre o Dia Municipal do Polo (sim, é isso mesmo!) Você pratica Polo? Então, terá um dia!!!!
Um sobre a concessão administrativa para uso de área insitucional (doação de terreno) em favor da SISNI (Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba) , ONG que faz trabalhos com famílias carentes, dando noções de cidadania, higiene, aulas de música, esporte.
E o último, sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O projeto visa reformular as atribuições e a estrutura do Conselho, para aprimorar as Políticas Públicas voltadas aos direitos da mulher. Gostaria de fazer parte do Conselho. Vou me informar!
PALAVRA LIVRE:
Teve vereador que reclamou de funcionário da Casa. Pelo que entendi, o funcionário desrespeitou o vereador ou não quis atender...
Outro cobrou que o Presidente da Câmara determine o cumprimento das regras: coloque em votação o projeto que determina a Data Base para reajuste dos salários dos Servidores Públicos, O Projeto foi protocolado há semanas e ainda não teve parecer. (Por isso, não entra na pauta.)
Percebo que não interessa à administração municipal o bem estar de seus funcionários. Aí, o prefeito usa seus fantochinhos da Câmara!!! (são dois poderes: o Executivo e o Legislativo, que tem funções distintas, mas não vejo isso. Só vejo interferência do Executivo no Legislativo.) Quais foram os acordos durante a Campanha Eleitoral, hein?
Outro vereador trocou as palavras e aí saiu um "esclesorado", ou invés de esclerosado! Vixe. Teve mais: se referindo às Polícias e necessidades das Corporações, usou "aparamento", ao invés de aparelhamento! (essa eu conferi no Pai dos Burros - o dicionário!). Quer dizer, que é preciso adornar as Corporações e não aparelhar!!! Então, tá.
FRASE:
"Precisamos ter mais ONGs para cuidar de nossas crianças, jovens." - vereador elogiando a atuação da SISNI.
Não seria o poder público que deveria tomar conta, através de políticas públicas? Assim é fácil. Deixa que as ONGs, as Igrejas, os cidadãos e cidadãs façam a parte que cabe à Administração Pública!!!! Sobra mais dinheiro em caixa, certo???
Para fechar: cada vereador recebeu um notebook, no valor de R$3.600,00 cada. Verba da Câmara. Quanto custa um notebook de última geração, custa tudo isso?
Ah! Pedi ao Gustavo qual foi a impressão dele nesta primeira participação na Sessão de Câmara. Ele respondeu: "Deveria ter ido à faculdade. Estou perdendo aula de Direito Civil!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário