terça-feira, 17 de novembro de 2009

Foi bonito de ver!

Basta a mobilização da população para que os vereadores dancem o miudinho!!!
Ontem foi especial! Os servidores públicos municipais organizados estiveram presentes e lotaram o plenário da Câmara. Nada como a pressão popular para sabermos realmente quem defende o que naquela Casa!!!
Um amigo levou 12 narizes de palhaço que ele comprou por R$ 1,00. Um outro disse: "é barato ser palhaço!!!!" E assim iniciamos a sessão.
Destacarei algumas Indicações: instalar equipamentos de telefonia apropriado ao uso por parte de pessoas portadoras de deficiência auditiva e deficiência da fala; afixar nos pontos de ônibus o itinerário de cada linha que passe por aquele local, inclusive seus horários (penso que a empresa Guaianazes já deveria ter feito isso há tempos...); criar um projeto de lei que determine a implantação obrigatória nas maternidades públicas e privadas de nosso município da execução do teste do olhinho em todos os bebês recém-nascidos.
O resto é só aquilo mesmo: pintura de solo de rua do bairro tal; melhorias no trânsito, na calçada; limpeza de terreno; construir praça (ah não! Não faça uma indicação desta! O grande projeto do Prefeito para a cidade é enche-la de praças ou reforma-las!!! E só.)
Agora, o que me dá nos nervos são as Moções de congratulações: não passa uma sessão sem que o vereador das Moções não bajule alguém. Desta vez foi a concessionária que inaugurou sua nova sede e uma entidade pela realização da Feira da Bondade. Não é para isso que foram eleitos!!!!!
Na Ordem do Dia, tivemos um projeto em regime de Urgência: projeto do Executivo que dispõe sobre a Política Municipal Ambiental. Segundo foi falado pelo líder da Oposição (o único vereador que se dá ao trabalho de fazer com que nós entendamos um pouco mais do que se trata), tem 2 aspectos - Política Educacional e Controle de Gases poluentes da frota da Prefeitura e Autarquias. Destacou o capítulo 4, no qual diz sobre incentivos para quem usar em construções aquecedores solares, fazer aproveitamento de águas pluviais, usar madeiras e sistemas ecologicamente corretos. O projeto foi aprovado em 1ª votação.
Ainda na Ordem do Dia, foram aprovados em 2ª votação os projetos sobre o Dia Municipal do Polo, concessão de terreno para a SISNI. O projeto que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher teve o pedido de vistas (mais tempo para analisar, estudar o mesmo) feito pelo líder do Governo. O pedido de vistas foi aprovado. O engraçado foi o "competente" presidente da Câmara falar projeto de vistas e não pedido de vistas!!
Palavra Livre: impressionante o que é a população estar presente em MASSA! Dois vereadores dispensaram o uso da Palavra. Somente o líder da Oposição falou, sendo solidário aos servidores. Foi aplaudido várias vezes!!
É de autoria dele o projeto de lei que determina o dia 01 de março como a Data Base dos servidores públicos municipais, assim como os servidores públicos estaduais têm. O que não significa que receberão aumento... O vereador pediu que os servidores falem com todos os vereadores e peçam que o projeto seja aprovado. E então se ouviu: "Só temos você"!
E pelo que vi, só tem mesmo. A sessão terminou às 20h. Os vereadores saíram de fininho... menos o líder da Oposição, que chamou a diretoria do Sindicato dos Servidores e todos que estavam presentes. Ele foi incumbido de passar que o líder do governo e o presidente da Câmara pediram que uma comissão de servidores marque reunião para conversarem com eles (o que já um grande avanço!!!). Insistiu que cada servidor mande e-mail para os vereadores, cobrando atitudes diante dos projetos referentes ao funcionalismo. Pediu que não fechem nenhum canal de diálogo (a Câmara é um deles, já que é quem aprova leis e as leis passam todas por lá.)
Tive a impressão que os vereadores não quiseram ser vaiados (com certeza seriam), já que aprovaram numa sessão extraordinária, mudanças nos benefícios dos servidores.
A presença da população faz com que os nobres tomem outro tipo de atitude, já que não querem ficar "mal na fita".
Por isso, penso que todas as segundas-feiras a Câmara deveria estar lotada, para que realmente saibamos quem é quem.
Você que está lendo este blog, faça um esforço para participar! É importantíssimo!
Divulgue. Cobre do vereador que você elegeu. Não tenha medo. Fale com seus vizinhos, amigos... CONVERSE SOBRE POLÍTICA SIM!!
Política não é Campanha Eleitoral!! A nossa vida é regida pela Política!
Foi bonito de ver a mobilização, a organização, a busca pelo respeito aos direitos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário