terça-feira, 24 de novembro de 2009

Palavras versus Ação

Começo este artigo trazendo outras notícias: fui eleita PRESIDENTE DO PT DE INDAIATUBA!
É a primeira vez que uma mulher vai ocupar este cargo na cidade... e este é o meu partido: escolhemos diretamente nossos dirigentes! Voto direto, sim senhor!!! E em todos os níveis - municipal, estadual e nacional!
Quero agradecer a todos os filiados que compareceram e fizeram com que o PT saísse mais forte deste processo de eleição direta, o PED.
Muitos desafios para os próximos anos... mas muita vontade e entusiasmo também!!
Vamos à Sessão de ontem...
Cheguei tão cedo que deu tempo de tomar chá (é, tem chá e café aos cidadãos e cidadãs que vão às sessões!) e percorrer a galeria de ex-presidentes da Câmara.
O tempo passa, mas alguns políticos continuam como uma foto na galeria!!!
Às 19 horas em ponto, o Presidente deu início à Sessão, mas já suspendeu. Motivo: não tinha quórum. Acredite. Nem o Jurídico tinha chegado! Aí, teve uma chegada em bloco que deu medo: 7 vereadores da situação chegaram de uma vez só!! Tive a impressão de que teríamos algo muito importante durante a sessão... (que sonhadora que eu sou!)
A primeira Indicação do dia foi a seguinte: criar um Programa Municipal de Prevenção e Redução de Danos decorrentes do Aborto ilícito e inseguro. Não seria melhor criar um Programa Educativo? Me dá a impressão de apoio ao que é Ilícito e Inseguro!
Veja essa: reservar uma sala de atendimento aos idosos nos hospitais públicos, particulares e postos de saúde. Uma sala não vai dar!! A grande maioria que procura atendimento é de idosos. E mais: o cidadão, independente de sua idade, deveria ser prontamente atendido, sem precisar ficar esperando por horas e horas!!! Invista em Saúde de Qualidade, respeitando os servidores, pagando salários que compensem o trabalho feito!! Nunca precisaríamos de uma indicação dessas!!
Outra indicação: disponibilizar maior número de funcionários para atendimento ao público no Mini Hospital. Putz! Sempre questionei isso: mini hospital? Tem mini doença, mini médico?
O restante pedia melhorias de trânsito, iluminação... Inclusive uma indicação foi pedida diretamente por um cidadão que enviou e-mail para o autor, dizendo que as lâmpadas das ruas do bairro onde reside ficavam acesas durante o dia e à noite ficavam apagadas. Eita nóis!!! Quem paga isso tudo somos nós: primeiro pelo desperdício; segundo pela insegurança...
Durante a sessão tinha um cidadão com um rádio Nextel ligado no volume máximo o tempo todo chamando... aquilo me irritou. Custava diminuir o volume? Será que ele queria destaque? Conseguiu.
Foram 2 Requerimentos: informações do SEPREV em relação ao desconto previdenciário de 11% no item "Ajuda de Custo", da Lei 5652/09 e informações sobre requisitos necessários para concessão de alvará para taxistas, empresas de táxis e cooperativas. Os dois foram aprovados.
Quase me esqueci das Moções: por incrível que pareça não foram do Sr. Moção!! Foram feitas pelo sr. Nome de Rua, como diz um amigo!! Mas o conteúdo foi igual, bajulação e mais bajulação: congratulações à FEICAVI, ao Cartório de Registro Civil (pela conquista em Qualidade no Atendimento ao Cliente!!!!!), a uma coreógrafa pelo festival "Faz de Conta"(nome sugestivo para a atuação do vereador - faz de conta que faço alguma coisa na Câmara!) e para fechar a tampa, congratulações à reeleição da presidente da OAB local.
A Ordem do Dia foi, no mínimo, vergonhosa: 3 projetos denominando ruas; 1 projeto que dispõe sobre a utilização de equipamento para aferir a pressão arterial em academias de ginástica e estabelecimentos similares no município de Indaiatuba; 1 que oficializa no calendário oficial de eventos do município, o dia do Atleta de Cristo; 1 que altera a Lei 3237 /1995, que proíbe a fabricação e o comércio de explosivos no município.
Eram 19:25h e já estávamos na Palavra Livre!
O líder da Oposição questionou o Presidente da Câmara a respeito de um imóvel adquirido pela mesma e que, depois de um ano, ainda não foi tomado posse. O presidente disse que a moradora ainda estava lá e uma ação judicial já existia. Resposta do líder da oposição: o problema foi comprar a casa com o morador ainda lá! Vixe!!
O vereador ainda causou risos nos presentes ao citar a capa do Jornal Exemplo, que traz em seu rodapé, um propaganda da Administração Municipal falando das melhorias na Segurança, inclusive com redução de índices de violência. Mas a manchete da mesma capa trazia a notícia de que quadrilha invade e causa pânico!!!! A quem estão querendo enganar??
Durante a fala do vereador, 4 vereadores pareciam estar numa sala de aula e formaram a "turma do fundão", geralmente aqueles que não estão nem aí para o que o professor fala. É. Eles não estavam nem aí mesmo!!!!
Já o líder do Governo tomou coragem e falou. Sim, porque na sessão passada, com a pressão dos servidores, ele não ousou falar nada. E mais, durante sua fala, confessou que não deu oportunidade para ser vaiado! Elogiou a postura do Líder da Oposição, dizendo que o vereador não se aproveitou da popularidade diante dos servidores! Pior foi ouvir do líder do Governo que ele é e sempre foi defensor dos servidores públicos... Não provou isso nas atitudes!!!
A mudança de comportamento dos vereadores na sessão de ontem foi absurda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário