quarta-feira, 14 de abril de 2010

Foi dada a largada!


Demorou pra começar... Eram 19:14h quando o presidente da Câmara, vereador Chiaparine (PDT) abriu a sessão. Para minha satisfação, muitos cidadãos e cidadãs no plenário! Alguns jovens da escola Dom José... bem interessante!

Já na leitura do texto bíblico tivemos um equívoco: foi lido um versículo de II Samuel, capítulo 22. Como o vereador Cebolinha (PDT) não deve conhecer muito a Bíblia, no roteiro estava escrito Samuel segundo, capítulo 22 e ele embarcou no erro. O correto é Segundo livro de Samuel...
Foi dada a largada para as indicações!! Corre na frente a manutenção no campo de futebol no Jardim Oliveira Camargo, pedida pelo vereador Dr. Helton (PP); seguida de várias sinalizações de trânsito pedida pelo vereador Adalto (PDT). Correndo por fora, a obrigatoriedade de instalação de lixeiras em todas as residências e estabelecimentos comerciais pedida pelo vereador Fábio Conte (PSB). Agora, falando sério. Destaco 2 indicações do vereador Osmar Bastos (PDT): fixar nos postos de saúde a relação de medicamentos disponíveis na rede pública e exigir da Guaianazes treinamento aos funcionários quanto à melhoria no atendimento ao cidadão idoso. Boa!
E só pra fechar a tampa: o vereador Cebolinha pede que a secretaria competente (?) faça um estudo completo do sistema viário, redutores de velocidade e sinalizações de trânsito no município. Será que a Prefeitura vai contratar mais uma empresa para fazer estudos? Já estou cansada de tanto estudo e pouco resultado. Creio que temos servidores capazes para organizar isso. Só está faltando COMPETÊNCIA em quem está à frente, no alto escalão!!
Só tinha uma Moção: a de congratulações pelos 55 anos do Jornal Tribuna de Indaiá. Foi feita pelo vereador........... Adalto! Pensavam que era o Conte, né? Aliás, faz tempo que ele parou de ser o rei das Moções!!
Passados 15 minutos desde o início da Sessão, já estávamos na Ordem do Dia! Que rapidez!!
Destaquei alguns projetos e algumas falas também.
Comecemos com o projeto do vereador Dr. Helton, que dispõe sobre a divulgação em estabelecimentos públicos dos crimes e das penas relativas à prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a rápida defesa do projeto, o nobre disse: "O projeto é simples. Já é uma Lei Federal!" Uai? Se já é uma lei federal... Vixe!!!
Projeto do vereador Dr. Túlio (PPS) que dispõe sobre o atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e de serviços, aos doadores de órgãos humanos. Não li o projeto, mas como vou provar isso no atendimento preferencial? Semana passada, foi aprovado o atendimento preferencial a quem usa sacola "retornável". Aí fica claro: tenho uma sacola. Já no projeto acima, terei uma carteirinha falando que sou doadora? Afirmo: eu sou DOADORA e defendo a doação de órgãos!
O projeto do vereador Linho (PT) que dispõe sobre o acesso de animais guia em recintos públicos e privados também foi aprovado em primeira votação. Mais do que justo para com quem utiliza animais guia!!
Os últimos projetos da pauta eram de autoria do Executivo Municipal:
1- dá nova redação ao caput e ao inciso I da Lei 5.065 que criou o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Você sabia da existência deste conselho?
2- altera Lei 5.655 e 5.676 que dispõe sobre o Plano Plurianual de Investimento. Preciso ler estas Leis... é um tal de alterar!!!...
3- autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente ao SAAE. Será que é para cobrir o tanto de publicidade feita pela Autarquia???!!!!
4- altera Lei Complementar nº 06 que dispõe sobre a reorganização administrativa e funcional da Administração Direta do Município. Tá.
E quando eram 20 horas em ponto, iniciamos a Palavra Livre. Nada como ter a Casa cheia. Ninguém dispensou a palavra... Por isso que eu digo: se todas as segundas-feiras o Plenário da Câmara estivesse lotado, a postura de vários vereadores seria diferente!
Osmar Bastos foi embora.
Agostinho Jr. (PPS) pediu respeito por parte dos Secretários Municipais aos pedidos, requerimentos, indicações feitos por ele e também defendeu o vereador Dr. Túlio (PPS), que na última semana sofreu o que podemos dizer de "retaliação política". Para quem não sabe, Dr. Túlio é médico e atende na rede pública. Desde semana passada, está cumprindo atendimento em bairros afastados e em dias alternados. Tudo porque ele decidiu ser pré candidato a Dep. Estadual pelo partido ao qual é filiado e tem direito. Pela avaliação feita, esta candidatura atrapalha interesses de outros. Daí o fato, apesar de todos (Prefeitura, secretário, líder do governo) dizerem que é só reestruturação!
Fábio Conte defendeu a indicação feita pelo Cebolinha em relação ao trânsito. Disse que já havia feito este pedido no ano passado. Putz! Ano passado e até agora nada foi feito? Quem sabe agora com o líder do governo pedindo não é?! Ou a fala é só pra constar, porque tinha bastante pessoas no plenário??
Cebolinha disse que o Dr. Túlio fará um bom trabalho onde quer que ele esteja: seja no Oliveira Camargo, no Carlos Aldrovandi, no Jardim Brasil... e blá, blá, blá...
Dr. Túlio falou que confia firmemente na Democracia e que recorreu à Justiça por discordar do que aconteceu a ele. E desafiou o líder do governo e o secretário de saúde a provarem que outro médico da rede pública tem horários como o que ele está fazendo agora. No final, foi aplaudido pelos presentes.
Linho disse que o secretário José Carlos Selone tenta, mas não consegue se dividir entre a Secretaria de Obras e o Departamento de Trânsito! Também citou que a empresa Estrutural ganhou a licitação para fazer o recampeamento das ruas da cidade e a pintura de solo correspondente, mas pelo que se tem visto, é a prefeitura quem está fazendo a pintura. Também se referiu ao médico Dr. Túlio, dizendo que havia um zum zum que falava que o médico não cumpria o horário estipulado (das 8 às 17h). Pergunta do vereador Linho: "E só agora é que se tomou então uma providência?"
Só um comentário a respeito da questão da pintura de solo feita pelos servidores públicos e não pela empresa Estrutural: devolve meu dinheiro!!!!
Fim de papo.




Um comentário:

  1. Olá Daniela
    Aqui é o Vereador Durval Orlato, PT, Jundiaí.
    Parabéns pelo blog e pelos comentários.
    Aqui em Jundiaí, temos a ONG Voto Consciente acompanhando as sessões da Câmara, com cerca de 5 voluntários que se revesam nas sessões diurnas.
    TAMBÉM: Tem um site muito bom, interativo: www.cidadedemocratica.org.br que você pode escolher a cidade de Indaiatuba e a partir daí interagir com propostas e problemas apontados para a cidade. Qualquer dúvida me contata (d.orlato@terra.com.br).
    Por favor, visite meu site também: www.orlato.com.br

    Abs

    ResponderExcluir