quinta-feira, 29 de abril de 2010

Truuucooo

Cheguei à Câmara e logo peguei o roteiro da 10ª sessão. Olhando o que estava em pauta, tive a impressão: hoje vai ser quente! Tinha 4 requerimentos do vereador Linho (PT), sendo que 2 eram sobre informação quanto a cargos em Secretarias Municipais e sobre cargos comissionados. Uuuuu, fantaaaasma!!!!!
Vamos pelo começo. Apenas 10 indicações. Estranho, muito estranho!
Fábio Conte (PSB) pediu para que haja obrigatoriedade das consultas médicas ocorrerem no prazo máximo de 15 dias quando se tratar de paciente com idade igual ou superior a 70 anos. Muito justo, mas não deveria ser assim sempre e para todos?? Pergunto: por que é preciso aguardar meses para uma consulta? Não tem médico? Pára de pagar salários indecentes que ninguém sai e outros chegam!!! Indaiatuba paga em média R$1.200,00 por 20 horas semanais, enquanto Campinas paga 6 mil para os médicos que atendem a rede pública. (essa informação foi passada pelo vereador Dr. Túlio (PPS) durante o uso da Palavra Livre.)
Já o vereador Osmar Bastos (PDT) fez uma indicação pedindo a ampliação para 24 horas para o atendimento no posto de pediatria no Jardim Morada do Sol. Necessário. Os salários dos servidores também ampliarão???? São anos sem receber aumento real!
Então vamos aos REQUERIMENTOS!! O 1º não teve problema: Linho requereu cópia do relatório da Comissão Especial de Estudos para Organização e Modernização Administrativa (2006-2009) e relatório da Comissão Técnica para reformulação do Código de Obras do Município (2007-2009). Aprovado por unanimidade.
No 2º, Linho requereu informações quanto a cargos ocupados nas Secretarias Municipais da Administração; de Serviços de Urbanismo e Meio Ambiente; e de Esporte e Lazer. Existem denúncias de que nestas secretarias tem gente que ganha, mas não comparece no local de trabalho. Compreendeu? Na hora do "os que são contrários se levantem, os favoráveis permaneçam sentados", mais que depressa, o líder do Governo, vereador Cebolinha (PDT) se levantou e aí parece que apertam um botão de choquinho e a tropa seguiu o líder. Engraçado mesmo é ver o Dr. Helton olhando pro lado, tipo: ah! é pra eu ficar em pé agora!!! O requerimento só teve o voto favorável do próprio autor e dos vereadores Agostinho Jr. (PPS) e Dr. Túlio.
O 3º requerimento foi aprovado também. Pedia informações quanto à participação da Secretaria de Esportes e Lazer nas atividades da equipe ADI/Elias Fausto.
O último requerimento também foi rejeitado. Apenas o trio do PT e PPS e o solitário Osmar Bastos votaram favoráveis. O requerimento era sobre cargos comissionados. Outras denúncias de fantaaaasmassss...
Uma MOÇÃO: congratulações pelo Dia do Contabilista, feita pelo vereador Hélio Ribeiro (PSB).
Durante a sessão, percebi rostos diferentes. Moradores da estrada do Fogueteiro... alguns jovens... um mãe fazendo seu protesto pela perda do filho... Fico feliz de ver que a população está começando a reagir!!
Na ORDEM DO DIA, tinha projetos digamos "fraquinhos", que até já falei na última postagem, mas tinha um projeto do Executivo Municipal que deu o que falar e mostrou a incompetência da Assessoria Jurídica da Câmara, ou do Presidente da Câmara, vereador Dr. Chiaparine (PDT). O projeto autorizava o Poder Executivo a firmar convênio com o DER, visando contemplar o programa do Governo Estadual "Pró-Vicinais IV". O projeto trazia o nome apenas da estrada Paulo de Tarso Martins, mas segundo uma matéria publicada em 16/01/2009, o Prefeito e seu irmão tinham já conseguido verba para asfaltar também a Estrada do Fogueteiro e a José Ceccon. Quer dizer, manchete do que não havia sido firmado. Como eles gostam de anunciar como certo aquilo que nem se firmou!!!
Os vereadores Linho, Agostinho e Túlio defenderam que se fizesse emenda contemplando as estradas que não estavam neste projeto, mas a Assessoria disse que o projeto era em votação Única e não caberia emenda. Porém, na pauta estava escrito que era 1ª votação. Ou seja, cabia discussão, emendas, e segunda votação!! TRUUUUUCOO! Não restou ao líder do Governo outra opção a não ser pedir vistas até a próxima sessão. Pelo menos uma vitória da minoria sobre a maioria: o projeto não foi empurrado guela a baixo como queria a Situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário