segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Em 23 de setembro aconteceu em Indaiatuba a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Meio no atropelo e sem muito tempo para divulgação (apenas via facebook pelo que vi) reunimos algumas mulheres e homens também.
Ouvi atenta à palestra da escrivã da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher Maria Aparecida de Sousa Gonçalves Pinto e fiquei estarrecida com o seguinte dado passado por ela:

NO BRASIL, A CADA 15 SEGUNDOS UM REGISTRO DE OCORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É FEITO.
Quer dizer que até eu terminar este texto, muitas mulheres terão sofrido algum tipo de violência!!!!
Quando é que isso vai acabar, pergunto aos homens e às mulheres?????

Não dá para conceber um mundo melhor se ainda temos esse tipo de comportamento. Não é questão de defesa de gênero. É questão de respeito como ser vivente. Pensante!

Anotei algumas informações:
  • A delegacia da Mulher em Indaiatuba atende de 2ª à 6ª feira das 9h às 18h;
  • Nos fins de semana, não há atendimento da DDM (se tiver que registrar BO somente no plantão);
  • Existe uma equipe de advogadas voluntárias da OAB que atendem 2ª à 6ª feira das 9h às 11h;
  • Também temos (Indaiatuba) convênio com uma Casa Abrigo em Sorocaba;
  • Prisão do agressor só acontece com flagrante: mulher agredida passa pelo hospital, é acompanhada de policial militar e o agressor é colocado em flagrante. Porém, cabe FIANÇA!!!! Mesmo assim, dá-se a medida protetiva, afastando o agressor do convívio.
Tem muita coisa que precisa ser melhorada!
No final da Conferência, teve a eleição das Delegadas para participarem da Conferência Estadual. Eu fui uma das candidatas... e quem disse que eu não ia participar de Eleição em 2011???
Indaiatuba elegeu 5 delegadas: 3 da Sociedade Civil e 2 do Governo Municipal.
Eu fui uma das ELEITAS pela Sociedade Civil!!!!

Gostaria muito que nas próximas Conferências houvesse mais divulgação e melhor escolha do horário (6ª feira das 8 às 12h é um horário bem complicado...), assim outras mulheres poderiam também se engajar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário