segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Marcha das Vadias

Já ouviu falar? Ficou curioso ou curiosa para saber o que é?
Pois bem. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia o que era.
Parece um termo bastante pejorativo: vadias, não é?
Então. Não pude participar da Marcha realizada em Campinas (dia 24/09), mas pude ler material a respeito da MARCHA e por que VADIAS.
Vá dia de violência contra a mulher!
Vá dia de estupro!
Vá dia de soco, pontapé, pancada!
Vá dia da palavra mal colocada!

Existem os que falam que a culpa do estupro é da mulher! Antes de mais nada: ESTUPRO É CRIME!
A Marcha existe para reivindicar que os hospitais sejam devidamente preparados para atender casos de violência contra a mulher, com acolhimento adequado e kits anti HIV; para reivindicar que as Delegacias de Defesa da Mulher atendam 24 horas; para afirmar que sexo só pode acontecer com consentimento, e que toda mulher tem direito de escolher com quem quer ter relações sexuais; para afirmar que queremos viver em uma sociedade sem machismo, racismo e homofobia!

História da Marcha
Começou no Canadá em protesto à declaração de um policial, que disse que as mulheres não deveriam se vestir como vadias se não quisessem ser estupradas!
Indignadas, aquelas mulheres organizaram a primeira Marcha, que acabou se espalhando por diversos países. O movimento se tornou símbolo da luta das mulheres contra a violência sexual e de gênero.

O número telefônico 180 é um canal de denúncia de violência sexual. É da Central Federal de Atendimento à Mulher, que dá orientações à mulher vítima dessa violência.

É preciso lutar contra todo tipo de violência. Este não é o mundo que queremos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário