quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Um dilema do servidor público

Esta semana foi comemorado o dia do servidor público.
Interessante o nome SERVIDOR. Por definição: é quem serve.
Eu prefiro servidor, do que funcionário. Funcionário é quem funciona.

Alguns podem pensar: então não está funcionando nada!

Vejo muitos servidores guerreiros (e guerreiras). E não estou falando só das lutas sindicais, ou assalariais.

O que me incomoda é ver ótimos servidores e servidoras sendo pressionados por chefes incompetentes. 
E pior: apadrinhados de aspirantes a " você sabe com quem está falando?" ou "Sabe de quem eu sou amigo?"

Me incomoda demais ver subordinados ganhando menos que a metade do seu chefe, quando na verdade quem é expert no assunto é o subordinado, e não o chefe comissionado, amiguinho do fulano, que fez campanha para ele, blá, blá, blá... Que não sabe NADA! 
Se pedir explicação sobre um projeto ou programa que está sendo implantado, aposto: o chefe vai chamar o subordinado para que ele dê a explicação!

Nesta experiência de Conselheira Municipal de Saúde, acompanhando melhor o dia a dia de uma secretaria, descobri pessoas inteligentes e muito dedicadas ao seu cargo (na maioria, concursados).
Antes, eu tinha uma impressão errada: pensava que os servidores faziam corpo mole, mas percebi que são alguns maus funcionários é que fazem com que todos levem o rótulo.

E querem me ver muito brava? É só eu topar com funcionário (o termo servidor não cabe neste caso!), em pleno horário de trabalho, fora do seu local de trabalho, em outra cidade... Será que estava de férias?? Me engana, que eu gamo!

Pois bem. Valorizar o servidor público é cuidar daqueles que servem o cidadão e a cidadã.

Dar condições dignas de trabalho, pagar salários justos é o mínimo que se espera de um gestor. 

Sinceramente, eu espero ver um dia, Indaiatuba valorizando de VERDADE os seus servidores. Cestas de Natal ou brinquedos para os filhos são apenas agrados. 
Lembre-se: isso não será incorporado ao seu salário quando você se aposentar!

E para continuar o dilema de quem trabalha num órgão público: sou funcionário ou servidor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário